Cartas – Extras

Em 2003 uma família aceitou meu convite para participar de um documentário sobre brasileiro que partiram para o Japão no início dos anos 90. O documentário mais tarde se chamaria “Cartas”. Os depoimentos deles infelizmente não entraram.
O interessante é que temos 3 pontos de vistas da mesma situação. Também a questão escolar é central no caso de famílias com filho. Significa ter a necessidade de auxílio das creches brasileiras, japonesas ou das escolas.
No depoimento da mãe fica claro a satisfação com a escola japonesa onde seus filhos estudaram e a tranqüilidade que sentiu pelas constantes reuniões e informes levados pelos filhos. Ficava satisfeita com a orientação da vida das crianças até mesmo em assuntos fora da escola. Temos que lembrar que os brasileiros que trabalham no Japão tem uma carga horária muito extensa, como quase todos os trabalhadores japoneses,  e saber que podem contar com o Estado para criar os filhos é um grande alívio.
É interessante ver que já naquela época algumas escolas já dispunham de professores especiais para o acompanhamento das crianças brasileiras.

Na volta ao Brasil a falta de apoio à adaptação é evidente. O preconceito da escola pública e sua deterioração. A diferença de mundos agora é da filha do operários que ingressa na escola particular. Para quem estudou no Japão onde a ênfase  é a igualdade  estar num ambiente onde se pensa na individualidade  e a maioria sem os problemas de desemprego dos pais, é difícil de se achar pertencente ao grupo. Vou colocar respectivamente a mãe, o pai, e a filha.

Anúncios

Sobre Helio Ishii

Helio Ishii - Diretor, roteirista, produtor e editor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: