Exibição Permanência em Takatori

Takatori Community Center é um lugar que eu conhecia. Eles fizeram parte do documentário. É onde se concentra várias organizações não governamentais sobretudo voltadas aos estrangeiros: AWEP Asian Womens Empowerment Project, Fácil Multilanguage Center, Word Kids Community, Tour de Communication, Leaf Green e NGO Vietnam in Kobe.


A exibição aconteceu no dia 13 de julho de 2007 e rendeu uma longa discussão onde todos os presentes puderam se manifestar. Dois alunos brasileiros trazidos pelo professor de uma escola japonesa também estiveram presente para contar suas experiências. Disseram que toda aquela discussão que o documentário trazia era nova e até incompreensível pois não correspondia a suas realidades. Disseram ser chamados de brasileiros mas isso para eles não os incomoda e nunca ultrapassou o limite da discriminação.Vivem numa região de poucos brasileiros.


Ouvimos Elza que trabalha na área da saúde colocar diversas questões sobre as atuais condições dos brasileiros depois desses 20 anos de trabalho no Japão. Destacou a gravidez entre as jovens.

Pessoas ligadas ao Fair Trade ou comércio solidário também colocaram questões interessantes na mesa. Uma advogada coreana também colocou sua experiência como estrangeira no Japão. Enfim, uma aula para quem se interessa sobre questões interculturais.

Anúncios

Sobre Helio Ishii

Helio Ishii - Diretor, roteirista, produtor e editor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: