Oficina de Vídeo Experimental

Screen shot 2015-11-13 at 12.49.00 PM

Oficina de Vídeo – Novas estratégias

Conheci Manuel Ribeiro Rodrigues em 2011 em um projeto de cinema das Oficinas Culturais do governo do estado de São Paulo. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura de São Paulo que atua desde 1986. Manuel era um dos coordenadores e naquele ano queria iniciar um velho sonho: estruturar oficinas de vídeo para produzir filmes dentro das Oficinas Culturais. Para isso chamou vários cineatas e videomakers e fomentou a criação de uma rede de municípios interessados. Formou um primeiro projeto entre 20 cidades do Vale do Ribeira. Além dos coordenadores de audiovisuais buscou localmente responsáveis por áreas da produção como cenógrafos, coordenadores de atuação, de locações, figurino, maquiagem, trilha sonora e muitas outras atividades ligadas ao cinema. A ideia não era da formação profissional dos participantes mas antes de tudo proporcionar uma experiência nesse campo específico e do incentivo a continuidade de projetos para depois do encerramento das oficinas. O  projeto foi muito trabalhoso e de muito aprendizado para todos os participantes sobretudo para equipe. O resultado também foi surpreendente. A produção do longa-metragem Odisséia baseado na Odisséia de Homero.

Evidentemente, um projeto de tamanha pretenção, sem nenhuma infra-estrutura de produção e suporte comuns às produções de cinema ou de vídeo, no qual se contava basicamente com a disposição, habilidade e apoio dos contatos dos coordenadores de audiovisual contratados, enfrentou dificuldades de várias naturezas. No entanto, foram com estas dificuldades e muitos erros que se aprendeu muitas das lições para poder depois de 3 anos lançar uma segunda versão do projeto em 32 munnicípios da Grande São Paulo.

Até dezembro de 2016 foram 5 versões do projeto, mais de 100 curtas-metragens produzidos e uma grande compreensão e documentação das características e possibilidades do projeto de oficinas livres de produção audiovisual. Dezenas de profissionais envolvidos pensado conjuntamente sobre a realização dessa modalidade de produção tornou possível a ampliação do conceito e sua organização.

Com certeza, apesar do encerramento das oficinas ligadas as Oficinas Culturais e o desligamento do Manuel e de outros do quadro da secretaria, o legado é de importancia inestimável. O objetivo agora é dar continuidade ao projeto e discutir com outras organizações a prática das oficinas de vídeo, sobretudo, a relação entre Audiovisual e Educação.

Canal do projeto

Anúncios

Sobre Helio Ishii

Helio Ishii - Diretor, roteirista, produtor e editor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: