Audiovisual e Educação

Seminário EDUCOM ECA-USP – Eu e Moira Toledo – Divagando sobre o Futuro

Um convite para refletir sobre audiovisual e educação e falar sobre a experiência do grupo das Oficinas Metropolitanas. Mais precisamente sobre o processo de roteiros sem escrita e eliminação das divisões criativas e técnicas das equipes cinematograficas. Ou seja, para a galera de Educom que pensa em  usar o audiovisual de alguma maneira na educação trouxemos o alerta das nossas experiências. Sobretudo a exclusão daqueles que não dominam a escrita do processo criativo de roteirização do filme e que portanto não lhes é permitido contar suas próprias histórias. Para eles se reserva as funções técnicas. Contei sobre o longo e sinuoso percurso que percorremos nas 5 edições do projeto para produção utilizando outros processos.

Foi ótimo dialogar com Moira Toledo, uma grande especialista da área. Ela está terminando um livro para formação de professores com vários exercícios simples utilizando os recursos e a atratividade do audiovisual para os jovens alunos. Espero que troquemos informações e consigamos fazer um documentário sobre as possibilidades do uso dessa tecnologia.

Um dos temas que queria mas não foi possível tocar pela escassez do tempo foi das transformações que vem passando a área. Tudo muito novo e rápido. Da captação de imagem que nem é preciso falar de tão evidente que são as tranformações trazidas pelas cameras nos celular e os recursos como resolução, filtros, lentes e microfones à edição, a automatização da categorização como o reconhecimento facial tanto pessoal como de emoção, de paisagem ou geoposição. Tudo isso irá revolucionar em brevíssimo tempo o processo da montagem. Some a isso a transcrição automática dos diálogos e sua localização nos trechos exatos dos takes gravados sem a necessidade da tradicional decupagem. Tudo isso usando comando por voz  permitindo montagens e remontagens imediatas de sequências de formas que o computador armazene e “aprenda” determinadas sequências de imagens. Os computadores com o tempo e “aprendendo” com seus editores poderão sugerir sequências muito mais complexas do que aquele albúm de fotos com músicas já realizadas por programas instalados em qualquer computador atual. Tudo isso será feito por todos a todo instante como muitos já remixam imagens da internet e devolvem a ela transformada. Assim, qual será a razão das oficinas de vídeo no futuro próximo?

 

 

 

Anúncios

Sobre Helio Ishii

Helio Ishii - Diretor, roteirista, produtor e editor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: